terça-feira, 24 de agosto de 2010

Segunda semana de aula, e eu já estou morta.
Os professores assustam, eles passam uma lista enorme de livros que TEMOS que comprar/arrumar/xerocar, fora as xerox com textos complementares...meus olhos doem de tanto ler. rs Mas confesso que no fundo gosto de ler, gosto de conhecer um novo mundo, um novo lugar,uma nova história. As vezes fico me perguntando, como tanta coisa pode ser transmitida através de um livro. 
Ler uma história,se encantar com ela e viajar dentro daquele universo, é algo mágico; A literatura nos dar a chance de torna real e existente tudo aquilo que é irreal e inexistente, pois toda " ficção" pode se tornar algo real, isso só depende do universo em que a mesma é criada. 
Quantos personagens fazem parte do nosso mundo, quantos personasgens mexem com a gente, muitas vezes nos fazendo refletir por tal atitude que tomamos, ou até mesmo por levarmos aquele personagem pra sempre conosco ?
Se antes eu já pensava nisso tudo, atualmente estou pensando muito mais, as aulas de teoria com a bela e sexy Marta Alkimin estão me fazendo refletir muito sobre os meus conceitos, estou lapidando eles e chegando a conclusões incríveis, coisas que eu nunca havia pensando antes. 
Enfim, até agora posso dizer que este 3º período esta sendo o melhor, estou finalmente tendo váaarias matérias envolvendo literatura e tive a sorte de conseguir ótimos professores .
Esse período será de pura dedicação, então não prometo atualizar o blog com muita frequencia. 
Pretendo, com as próximas aulas de teoria, aprimorar e melhorar os meus conhecimentos sobre ficção, fantasia, essas coisas, para poder finalmente passar uma idéia legal pra vocês.
Ps: Um maldita coisa estranha me pegou, prefiro chama-la de virose, alergia, sei lá. Só sei que desde segunda- feira, depois da aula de italiano, estou com MUITA dor de cabeça,dor de garganta e dor no corpo já tive até febre. Com toda certeza isso é consequencia daquela biblioteca acarenta da UFRJ, nossa lá fede tanto a guardado e os livros estão muito amarelos, a cada página virada uma espirrada. rs Tá teenso . rs 

Um trecho da minha querida escritora, para refletir:

ISSO É MUITA SABEDORIA

Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer.

(Clarice Lispector)

Um comentário:

  1. HSAUHAUSHUAHSUAHSUHASUASHUASHA geeeeeeeeeeente, três anos se passaram e a UFRJ permanece a mesma!
    Muita coisa a xerocar, uma biblioteca bolorenta e Martha diva *-*
    ...
    Bem, concordo com a história, com o mundo, e a incorporação que tomamos dos personagens. A cada vez que abrimos um livro, há um mundo novo para descobrir, e um mundo que se faz presente (:

    ResponderExcluir

Pode comentar :)